TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Encarregado dos EUA se reúne com líder do governo no Congresso após tarifaço de Trump

      Randolfe Rodrigues disse que encarregado "reportou a atuação de um deputado brasileiro" - em referência a Eduardo Bolsonaro - na medida adotada pelos EUA

      Randolfe Rodrigues (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 -Em meio à crise diplomática provocada pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o encarregado de negócios norte-americano no Brasil, Gabriel Scobar, reuniu-se nesta quarta-feira (15) com o líder do governo Lula (PT) no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP). A embaixada dos EUA em Brasília, está atualmente sem embaixador nomeado desde a saída de Elizabeth Bagley, aliada do Partido Democrata, em janeiro. Desde então, a representação diplomática tem sido comandada interinamente por Gabriel Scobar

      Segundo a Folha de S. Paulo, durante o encontro, Scobar mencionou a atuação de um deputado brasileiro em território americano, sem citar nomes. No entanto, Randolfe indicou que o diplomata se referia ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Jair Bolsonaro (PL). “Ele reportou a atuação de um deputado brasileiro lá [nos Estados Unidos]. Obviamente, me parece que, diante da atuação de um deputado brasileiro, ele queria ouvir a opinião do Parlamento brasileiro”, declarou o senador a jornalistas após a reunião.

      Ainda conforme a reportagem, Randolfe afirmou que a conduta do parlamentar não representa o Congresso Nacional e se prontificou a intermediar uma reunião entre o diplomata e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Segundo ele, esse encontro será agendado.

      Sem conceder entrevistas, Scobar deixou o Congresso Nacional sem responder às perguntas da imprensa. De acordo com Randolfe, o contato do representante americano foi iniciado na terça-feira (14), e o senador consultou previamente o Itamaraty sobre a realização da reunião.

      Desde que a medida protecionista foi anunciada por Donald Trump, o diplomata tem buscado interlocuções com figuras de destaque na política nacional. Scobar já esteve duas vezes com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos): na sexta-feira (11) e novamente na terça-feira (14), em um encontro reservado com empresários, na capital paulista.

      O encarregado de negócios também foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores na quarta-feira passada (9) para prestar esclarecimentos, inicialmente, sobre declarações de Trump envolvendo o Brasil e, posteriormente, sobre a carta oficial enviada a respeito do tarifaço.

      Segundo Randolfe, o governo brasileiro rejeita qualquer tipo de interferência estrangeira em seus assuntos internos. Ele ressaltou que o país foi alvo de uma tentativa de golpe e reiterou a disposição do governo para estabelecer um canal de diálogo sobre as relações comerciais com os Estados Unidos. O senador afirmou ainda que Scobar demonstrou interesse em buscar caminhos de interlocução com o governo brasileiro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...