Viagem de Lula ao Chile terá foco em democracia e impacto das tarifas de Trump
Presidente brasileiro deve discutir com líderes da América Latina e da Europa o tarifaço anunciado pelos Estados Unidos
247 - A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Chile, marcada para o próximo dia 21 de julho, deverá incluir, entre seus principais temas, o recente anúncio do governo dos Estados Unidos de aumento nas tarifas de importação de produtos brasileiros, informa Lauro Jardim, do jornal O Globo.
O encontro ocorrerá em Santiago e reunirá líderes de diferentes países em uma cúpula dedicada à defesa da democracia e ao combate à desinformação. Além de Lula e do anfitrião Gabriel Boric, também são esperadas as presenças do presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, do colombiano Gustavo Petro e do uruguaio Yamandú Orsi.
Segundo um integrante do governo brasileiro, o tema da taxação imposta por Donald Trump será “inevitável” nas conversas entre os chefes de Estado. No entanto, ainda não há definição sobre a inclusão explícita do assunto na declaração conjunta à imprensa que será feita após o encerramento da reunião.
Para um diplomata, a presença de Lula ao lado de líderes que também enfrentam atritos com o governo norte-americano pode ser politicamente estratégica. Ao mesmo tempo, há quem avalie que trazer esse tema à tona publicamente pode “colocar mais lenha na fogueira”, em um momento já tenso das relações comerciais.
A programação da viagem inclui uma reunião privada entre os presidentes no Palácio La Moneda, sede do governo chileno, pela manhã. Trata-se de um retiro fechado, com a presença de apenas dois assessores por delegação. Na sequência, os líderes participarão de um almoço na chancelaria do Chile e de um evento com a sociedade civil em um centro cultural da capital.
A chegada de Lula a Santiago está prevista para o domingo (20). O compromisso reforça a estratégia diplomática do governo brasileiro de buscar articulações regionais e multilaterais em um contexto internacional marcado por tensões comerciais e disputas políticas, como a escalada tarifária promovida por Donald Trump.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: