HOME > Sul Global

Em reunião de líderes, BRICS reafirma compromisso com o multilateralismo

Países do BRICS também reafirmaram o compromisso de avançar em propostas de reforma das instituições internacionais

Foto da Família 2 do BRICS no Rio de Janeiro - 07/07/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

247 - Por iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que exerce a presidência rotativa do BRICS, ocorreu nesta segunda-feira (8) uma reunião virtual de líderes do bloco. O encontrou durou cerca de 1h30min.

O debate foi marcado pelo contexto de crescente instabilidade política e econômica mundial. Nesse cenário, os países integrantes do BRICS reafirmaram o compromisso de fortalecer o multilateralismo e avançar em propostas de reforma das instituições internacionais, buscando um sistema global mais representativo e inclusivo.

Defesa do Sul Global e comércio internacional

Os líderes concordaram sobre a urgência de promover uma ordem internacional mais justa e equilibrada, capaz de refletir as transformações em curso. Outro ponto central da reunião foi o impacto negativo das medidas unilaterais, em especial no comércio global, que ameaçam o desenvolvimento de nações emergentes. Nesse sentido, foi defendida a ampliação da solidariedade, da coordenação política e das relações comerciais entre os países do bloco.

Preparação para encontros multilaterais

O encontro também serviu como preparação para três grandes eventos internacionais que ocorrerão nos próximos meses: a 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, a partir de 23 de setembro; a COP30, em Belém, a partir de 6 de novembro; e a Cúpula de Líderes do G20, prevista para os dias 22 e 23 de novembro.

Participação internacional

A cúpula contou com a presença de autoridades de diversos países: os líderes de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia e África do Sul; o príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos; o chanceler da Índia; e o vice-ministro das Relações Exteriores da Etiópia.

O BRICS reafirmou sua disposição de contribuir ativamente para a paz, a defesa do multilateralismo e a busca de soluções coletivas para os desafios globais, consolidando-se como um ator fundamental na geopolítica internacional.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...