HOME > Mundo

No BRICS, Lula critica pressões externas e pede união do bloco: 'estratégia de dividir para governar ameaça liberdade'

O Brasil, por iniciativa do presidente Lula, está realizando nesta segunda uma cúpula extraordinária online para discutir a política comercial dos EUA

Cúpula virtual do BRICS - 08/09/2025 (Foto: Sputnik/Vyacheslav Prokofyev )

247 - As sanções secundárias estão dificultando o fortalecimento dos laços comerciais entre países, afirmou nesta segunda-feira (8) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"A introdução de medidas extraterritoriais ameaça nossas instituições, as sanções secundárias limitam nossa liberdade de fortalecer o comércio entre países amigos, o ‘dividir para governar’ é a nova estratégia de ação unilateral, e o BRICS deve mostrar que a cooperação está acima de tudo", disse Lula durante uma cúpula extraordinária online do BRICS, convocada por sua iniciativa, de acordo com declarações divulgadas pela agência Sputnik. 

GUERRA NA UCRÂNIA

A resolução do conflito na Ucrânia deve levar em consideração os interesses legítimos de todas as partes em relação às questões de segurança, afirmou Lula. 

"No que diz respeito à Ucrânia, é necessário abrir caminho para uma solução realista que leve em conta os interesses legítimos de segurança de todas as partes", declarou.

CÚPULA

O Brasil, por iniciativa do presidente Lula, está realizando nesta segunda-feira uma cúpula extraordinária online dos países membros do BRICS para discutir a política comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...