Xi Jinping: China apoia posição do Brasil sobre Ucrânia e Gaza
Presidente chinês destacou convergência diplomática com Lula e defendeu multilateralismo diante de tensões globais
247 - Em declaração nesta segunda-feira (8), o presidente Xi Jinping ressaltou a disposição de seu país em trabalhar junto aos demais membros do BRICS para reforçar a multipolaridade no cenário internacional. Xi destacou a menção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às crises em curso. “O Presidente Lula mencionou a crise ucraniana e o conflito na Faixa de Gaza. Concordo com a posição do Brasil porque acredito que estamos todos unidos nessas questões”, afirmou.
Críticas ao unilateralismo
O líder chinês também criticou práticas que, segundo ele, afetam o equilíbrio da economia global. Xi denunciou que “a hegemonia, o unilateralismo e o protecionismo são cada vez mais comuns”, apontando ainda que “as guerras comerciais e tarifárias perturbam seriamente a economia global e minam as regras do comércio internacional”.
Fortalecimento do BRICS
Durante o pronunciamento, Xi Jinping ressaltou a importância do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Ele defendeu que os países atuem “na vanguarda do Sul Global”, estimulando cooperação com “espírito de abertura, inclusão e cooperação” e defendendo o sistema multilateral de comércio.
Desenvolvimento global
O presidente chinês reforçou também seu apoio à Iniciativa de Desenvolvimento Global, proposta por Pequim para promover uma cooperação de alta qualidade entre os países em desenvolvimento. Para Xi, a iniciativa deve servir como instrumento para enfrentar desafios econômicos e fortalecer a integração internacional.