TV 247 logo
      HOME > Saúde

      Senado aprova Wadih Damous para a presidência da ANS por 38 votos a 20

      Ex-deputado e atual secretário nacional do Consumidor defende integração entre SUS e planos de saúde privados em sabatina

      Wadih Damous (Foto: Edilson Rodrigues - Agência Senado)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Senado aprovou nesta terça-feira (19) a indicação de Wadih Nemer Damous Filho para presidir a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O nome do ex-deputado federal recebeu 38 votos favoráveis e 20 contrários em plenário. A relatoria da indicação (MSF 87/2024) coube ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

      A ANS, vinculada ao Ministério da Saúde, é o órgão regulador responsável por normatizar e fiscalizar os planos de saúde no país. Sua diretoria é composta por quatro diretores e um diretor-presidente, todos com mandatos de cinco anos, não coincidentes. Damous assume a vaga deixada por Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, cujo mandato terminou em dezembro de 2024.

      Defesa de maior integração com o SUS

      Durante a sabatina na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), realizada no último dia 13, Wadih Damous destacou a importância de integrar exames e dados do sistema público e da rede privada, a exemplo do SUS Digital.

      Essa integração é necessária e historicamente exigida no setor. Reforço que assumo o compromisso de estreitar laços com o Ministério da Saúde, visando beneficiar a população brasileira. O SUS é um patrimônio do povo e não deve haver dissociação absoluta entre setor público e privado. É necessária uma maior integração em prol de quem mais precisa — declarou.

      Trajetória

      Advogado e mestre em Direito Constitucional, Damous foi presidente da seção do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 2007 e 2012, presidiu a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro (2013-2015) e comandou a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB (2014-2015). Atualmente, ocupa a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça.

      [Com informações da Agência Senado] 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...