Tarcísio coloca Brasil em segundo plano e sugere que governo "entregue vitória" a Trump
Governador de São Paulo defendeu "gesto" ao presidente dos EUA em meio às sanções que afetam exportações brasileiras
247 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sugeriu nesta segunda-feira (18) que o governo brasileiro “entregue uma vitória” ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como forma de aliviar o tarifaço de 50% imposto contra produtos brasileiros desde o início de agosto.
“Ele (Trump) vive da economia da atenção. Ele gosta de sentar, botar um chefe de Estado ao lado dele e dizer: ‘olha, consegui uma vitória'. Por que não entregar uma vitória para ele, fazer um gesto?”, disse Tarcísio durante evento promovido pela corretora Warren Investimentos, em São Paulo, conforme reportado pela CNN Brasil.
O governador citou especificamente que o Brasil poderia abrir mão do diesel russo como moeda de troca. “A gente não precisa do diesel da Rússia para nada. Será que a gente não pode fazer um gesto nesse sentido?”, afirmou.
A fala ocorre em um momento de forte tensão diplomática entre Brasil e EUA. Desde 6 de agosto, produtos que representam 55% das exportações brasileiras para o mercado americano — entre eles café, carne bovina e maquinário pesado — foram atingidos pela sobretaxa de 50%.
A justificativa da Casa Branca vai além de questões comerciais: Trump alegou que o tarifaço responde a fatores políticos, como o processo criminal contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre regulação de redes sociais e até críticas ao Pix, considerado prejudicial a empresas americanas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: