HOME > Sudeste

Protestos contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia tomam as ruas de Belo Horizonte

Manifestação nacional critica propostas que ameaçam a democracia e favorecem políticos e aliados de Bolsonaro

Manifestações contra a anistia (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

247 - Milhares de manifestantes ocuparam a Praça Raul Soares, em Belo Horizonte, na manhã deste domingo (21). O ato, que integra mobilização nacional em várias capitais, teve como alvo a chamada PEC da Blindagem e o PL da Anistia. Segundo os organizadores, as duas propostas em tramitação no Congresso Nacional colocam em risco a democracia brasileira ao ampliar a impunidade de políticos e autoridades. As informações são do Estado de Minas.

O que está em jogo no Congresso

A PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara e agora em análise no Senado, altera regras sobre prisão, processos judiciais e foro privilegiado de parlamentares e dirigentes partidários.

Já o PL da Anistia busca beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado, além de seus apoiadores envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

Discursos de repúdio

O educador e ex-secretário de Educação de Minas Gerais João Batista Mares Guia classificou a proposta como uma ameaça direta à democracia. “É um tapa na cara amoral e imoral contra o povo brasileiro e contra a democracia. Mas não vai prosperar”, disse, confiante na reação do Senado.

O jornalista Mauro Werkema, ex-presidente da Belotur, também foi duro nas críticas: “É um absurdo que precisa ser destruído e parece que vai ser destruído pelos protestos das ruas. O Congresso perdeu o rumo. Querem se colocar acima da lei, acima do direito, acima do processo civilizatório brasileiro”.

Símbolos e vozes da rua

Ainda de acordo com a reportagem, grande parte dos manifestantes vestia verde e amarelo e carregava bandeiras do Brasil. A engenheira Leila Gonçalves destacou que o símbolo nacional não pertence a um grupo político específico.“Estamos aqui para protestar contra os bandidos parlamentares e dizer.  sem anistia”, ressaltou 

Ela também foi categórica ao afirmar que a PEC “é uma vergonha. Querem manter soltos os bandidos que estão no Congresso, mesmo continuando a praticar todos os crimes que vêm cometendo”.

Pressão popular sobre parlamentares

Os protestos também exibiram cartazes com nomes e fotos de deputados que votaram a favor da PEC da Blindagem. Para os organizadores, essa foi uma forma de dar visibilidade ao voto de cada parlamentar e intensificar a pressão da sociedade.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...