HOME > Brasília

"O Brasil mudou. Vamos reeleger Lula e mudar radicalmente o Congresso", diz José Dirceu à TV 247

Ex-ministro também anunciou candidatura a deputado federal para ajudar o presidente Lula no Congresso Nacional, em entrevista a Joaquim de Carvalho

José Dirceu (Foto: Reprodução /TV 247)

247 - O ex-ministro José Dirceu participou neste domingo (21) de uma manifestação em Brasília contra a chamada PEC da Blindagem e o PL da Anistia. O evento reuniu milhares de pessoas em diferentes capitais do país. Segundo Dirceu, a mobilização popular é a prova de que o Brasil está mudando e que a juventude assumiu o protagonismo na luta contra a impunidade e a favor de reformas sociais.

“O Brasil mudou, isso aqui é a prova. O povo está na rua contra a impunidade, contra a anistia e, o mais importante, a juventude tomou consciência de que é preciso cobrar imposto dos ricos”, disse Dirceu ao jornalista Joaquim de Carvalho,  da TV 247.

Críticas à família Bolsonaro e à aliança com Trump

Durante seu discurso, Dirceu afirmou que há uma “rebelião” contra condições de trabalho precárias e contra a política atual. Ele ressaltou que a juventude “não tolera mais trabalhar seis dias por semana, com salários baixos e jornadas exaustivas”.

O ex-ministro também destacou que o movimento expressa um “repúdio à família Bolsonaro” que acusou de trair o país ao se alinhar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para sancionar o país visando interferir no julgamento de Jair Bolsonaro(PL). "Basta olhar as pesquisas. Está traindo o país, se aliando ao Trump", disse.

PEC da impunidade e reformas sociais

Para Dirceu, a mobilização iniciada em Brasília representa uma jornada nacional que só será concluída com mudanças profundas no Congresso. Ele criticou a prioridade dada à PEC da Anistia, enquanto pautas sociais seguem sem avanço.

“Agora o Congresso vota a PEC da impunidade, quer votar a anistia, mas não vota a isenção do imposto de renda até R$ 5 mil, não vota o vale-gás, não vota a isenção das contas de luz até 80 megawatts”, afirmou.

Defesa da reeleição de Lula

O ex-ministro reforçou a necessidade de reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para viabilizar as reformas desejadas pela sociedade. “É hora de mudar radicalmente o Congresso Nacional e reeleger Lula”, disse.

Pedido de reparação política

Ao final de seu discurso, Dirceu lembrou sua cassação, ocorrida em 2005, e pediu uma reparação política. “Se o PT me der este direito, quero que o povo paulista me faça uma reparação da injustiça que cometeram comigo me cassando. Aliás, vai fazer 20 anos dia 30 de novembro. Me devolvam à Câmara dos Deputados para representar São Paulo e o presidente Lula em seu quarto mandato”, concluiu.

 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...