Gleisi: ‘respeitamos o União Brasil e o PP, mas quem permanecer no governo deve ter compromisso com justiça e soberania’
Segundo a ministra, os partidos que decidirem continuar apoiando Lula 'precisam trabalhar para ajudar na aprovação das pautas do governo no Congresso'
247 - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou nesta terça-feira (2) que o governo do presidente Lula (PT) respeita a federação formada por União Brasil e PP, mas, de acordo com a titular da pasta, quem permanecer na atual gestão liderada pelo Partido dos Trabalhadores deve ter compromisso com a “justiça tributária, a democracia e o estado de direito”, ajudando a garantir a “nossa soberania”.
Segundo a ministra, os partidos que decidirem continuar na base governista também “precisam trabalhar para aprovação das pautas do governo no Congresso Nacional”.
O União Brasil e o PP deram aos membros dos dois partidos um prazo de 30 dias para que ministros filiados às duas legendas deixem o governo. A decisão atinge os ministros do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), e Esporte, André Fufuca (PP-MA).
”Respeitamos a decisão da direção da Federação da UP. Ninguém é obrigado a ficar no governo. Também não estamos pedindo para ninguém sair”, escreveu Gleisi na rede social X.
“Isso vale para quem tem mandato e para quem não tem mandato, inclusive para aqueles que indicam pessoas para posições no governo, seja na administração direta, indireta ou regionais”, acrescentou.