TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Alcolumbre resiste à pressão e condiciona leitura da CPMI do INSS à definição de pauta no Congresso

      Presidente do Congresso afirma que não convocará sessão apenas para leitura do requerimento da CPI e cobra retorno dos líderes sobre vetos e outras pautas

      Davi Alcolumbre (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta quarta-feira (21) que não convocará uma sessão conjunta de deputados e senadores apenas para realizar a leitura do requerimento de instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que pretende investigar o esquema de descontos no INSS. As informações são do g1.

      Segundo Alcolumbre, a reunião prevista para a próxima semana está "pré-marcada", mas ainda depende de acordo entre os líderes partidários. “Se não fizerem pauta, eu não vou fazer reunião para ler um ofício”, afirmou. O "ofício" citado pelo senador é justamente o requerimento para criação da CPI mista, que precisa ser lido em plenário, em sessão conjunta, para que a comissão seja oficialmente instalada.

      Inicialmente, a sessão estava marcada para o dia 27 de maio e chegou a constar na agenda oficial do Congresso. No entanto, na manhã desta quinta-feira (22), a data foi retirada da programação.

      Alcolumbre argumenta que não teve retorno das lideranças sobre os demais temas da pauta. “Eu não tive um retorno, um feedback das lideranças partidárias sobre a busca do acordo em relação aos vetos, em especial em relação ao Propag e outros assuntos importantes da sessão do Congresso”, respondeu Alcolumbre a um questionamento da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

      A expectativa é que líderes do Senado se reúnam ainda nesta quinta-feira para tentar construir a pauta da próxima semana. Porém, a ausência do líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), que cumpre agenda oficial no Amapá, pode dificultar esse processo.

      Sessões conjuntas do Congresso normalmente tratam da votação de vetos presidenciais e da liberação de créditos adicionais. No entanto, desta vez, a pressão gira em torno da leitura do requerimento da CPI. Parlamentares da base do governo admitem, mesmo que reservadamente, que a instalação da comissão é inevitável.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...