INSS suspende Banco Master de conceder empréstimos consignados a aposentados e pensionistas
Medida foi tomada após inúmeras queixas sobre cobranças indevidas e dificuldades no cancelamento de empréstimos
247 - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender o Banco Master de conceder empréstimos consignados a aposentados e pensionistas, após um "volume expressivo" de reclamações. Em comunicado oficial, divulgado na última sexta-feira, 10, o INSS informou que não renovou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a instituição financeira, ligada ao empresário Daniel Vorcaro. A revogação da autorização impede o banco de iniciar novas operações da modalidade de crédito consignado, tendo caráter preventivo até que as investigações sobre as denúncias sejam concluídas.
A decisão foi tomada após o INSS receber diversos relatos de problemas enfrentados pelos beneficiários, como dificuldades para cancelar empréstimos, cobranças indevidas e operações não reconhecidas. Além disso, a apuração também identificou possíveis falhas no cumprimento de normas, como a falta de autorização expressa, a ausência de autenticação biométrica e o tratamento inadequado de documentos. Em sua nota, o INSS afirmou que, para que a suspensão seja revertida, o banco precisará demonstrar conformidade total com a legislação que regula o crédito consignado.
A medida representa um novo obstáculo para o Banco Master, que já enfrenta desafios financeiros. Na quinta-feira, o Banco Central rejeitou a proposta de venda da subsidiária Bluebank para o empresário Maurício Quadrado, conforme reportado pelo Broadcast. A venda já havia sido anteriormente recusada pelo Banco de Brasília, que alegou falta de "viabilidade econômica" na negociação.
Em relação à suspensão do crédito consignado, o INSS esclareceu que instruiu o Dataprev a cancelar os acessos do Banco Master aos sistemas operacionais do consignado. O órgão também destacou que o credenciamento do banco poderá ser reavaliado após a conclusão das apurações e a apresentação de comprovações de conformidade integral com as normas aplicáveis.

