HOME > Mundo

UE aprova novas sanções contra Rússia e promete teto "mais eficaz" para preço do petróleo

Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também disse que a Rússia construiu uma certa imunidade às sanções

Bandeiras da União Europeia tremulam do lado de fora da sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, em 10 de abril de 2019 (Foto: REUTERS/Yves Herman)

247 - A União Europeia concordou nesta sexta-feira com um 18º pacote de sanções contra a Rússia por causa de sua guerra na Ucrânia, incluindo medidas que visam golpear o setor de petróleo e energia russo. As informações são da Reuters.

A UE estabelecerá um teto de preço móvel para o petróleo russo em 15% abaixo do seu preço médio de mercado, disseram diplomatas da UE, com o objetivo de melhorar o teto de US$ 60 que o G7 tenta impor desde dezembro de 2022.

No entanto, até o momento, a Rússia conseguiu vender a maior parte de seu petróleo acima do limite de preço anterior, uma vez que o mecanismo atual não deixa claro quem deve fiscalizar sua implementação, e os comerciantes duvidam que as novas sanções da UE perturbem significativamente o comércio de petróleo russo, de acordo com a Reuters.

Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também disse que a Rússia construiu uma certa imunidade às sanções ocidentais.

Artigos Relacionados