Rússia sinaliza disposição para ampliar nível das negociações com Kiev, diz Lavrov
Ministro das Relações Exteriores afirma que Moscou pode incluir questões políticas, militares e humanitárias em novas rodadas de diálogo
247 - O chanceler russo, Sergey Lavrov, declarou nesta quarta-feira (20) que Moscou está pronta para elevar o status de suas negociações de paz com a Ucrânia. A informação foi divulgada pela rede RT.
Segundo Lavrov, a proposta surgiu de uma iniciativa de Putin durante um telefonema com Trump, ocorrido na última segunda-feira. A ligação aconteceu enquanto o líder norte-americano mantinha conversas na Casa Branca com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky e chefes de Estado europeus.
Novo nível de negociações
Lavrov explicou que o possível “upgrade” das delegações envolveria não apenas representantes técnicos, mas também a inclusão de discussões políticas de alto nível. Ele afirmou que a Rússia propôs a criação de três grupos de trabalho, destinados a tratar de questões políticas, militares e humanitárias ligadas ao conflito.
“Esse novo estatuto das delegações também implicaria a revisão de um bloco separado para abordar os aspectos políticos da resolução, juntamente com questões militares e humanitárias”, declarou o chanceler. No entanto, Lavrov ressaltou que Kiev “até agora não respondeu” à proposta apresentada por Moscou.