HOME > Mundo

Rússia diz que cúpula com Ucrânia e Estados Unidos não é possível neste momento

Vice-chanceler russo afirma que encontro trilateral só será considerado após resposta de Kiev às propostas de Moscou

Sergey Ryabkov, vice-ministro russo das Relações Exteriores (Foto: TASS/MRE da Rússia )

247 - O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, declarou em entrevista à agência noticiosa russa TASS, nesta terça-feira (16), que não há discussões em andamento sobre uma possível cúpula envolvendo Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. Segundo ele, a realização de um encontro desse porte depende de uma resposta considerada razoável por parte de Kiev às propostas apresentadas por Moscou.

Ryabkov destacou que o presidente russo, Vladimir Putin, já deixou claro seu posicionamento sobre os contatos com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “O presidente russo disse anteriormente exaustivamente tudo o que é necessário em termos de contatos com Zelensky”, afirmou o diplomata.

Questionado sobre a hipótese de um encontro trilateral, o vice-ministro foi categórico: “Se não houver uma resposta saudável, sóbria e razoável a esses nossos sinais, há ainda menos razão para falar sobre algum tipo de formato trilateral”, declarou.

A fala de Ryabkov ocorre em meio ao prolongamento da guerra na Ucrânia e ao impasse nas tentativas de negociação entre Moscou e Kiev, que permanecem distantes de um consenso. A inclusão dos Estados Unidos em um possível diálogo direto entre as partes tem sido apontada por analistas internacionais como um fator potencial de pressão diplomática, mas a Rússia sinaliza que, neste momento, a iniciativa está fora de cogitação.

O impasse reforça o clima de incerteza sobre o futuro das negociações, em um cenário em que a guerra continua sem perspectivas claras de cessar-fogo ou de retomada de tratativas efetivas entre os países envolvidos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...