Quais os países com maiores reservas de terras raras no mundo? Veja o top 5
As terras raras são regiões de onde é possível extrair um conjunto de 17 elementos químicos vitais para a construção de tecnologias do futuro
247 - Assunto ganhou notoriedade na mídia brasileira após o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, afirmar que os EUA têm interesse nos minerais críticos brasileiros. A informação é da agência Sputnik.
Você já ouviu falar em terras raras? Trata-se de regiões às quais é possível extrair um conjunto de 17 elementos químicos vitais para a construção de tecnologias do futuro, como na produção de carros híbridos, chips e importantes componentes de turbinas eólicas.
As terras raras ganharam destaque na mídia brasileira na última quinta-feira (24), após o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, declarar que os Estados Unidos têm interesse em importar os minerais críticos brasileiros.
Em um momento no qual se discute possíveis sanções norte-americanas contra o país, o debate sobre a exploração de terras raras ganha relevância nacional, em especial pelo fato de o Brasil possuir a terceira maior reserva desses elementos.
Abaixo, confira quais são os países que detêm as principais reservas mundiais de terras raras.
China
A China lidera com ampla vantagem a lista de países com o maior número de terras raras. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), 41,6% das áreas com esse tipo de mineral estão sob a posse de Pequim.
O país liderado por Xi Jinping também possui a maior produção relacionada ao material, com 255 toneladas, em 2023, o que representa 67,8% de toda a geração global.
Vietnã
Único país fora do BRICS na lista, o Vietnã é o segundo colocado quando o assunto são terras raras. Embora distante da China, estima-se que o país asiático tenha 20,8% das reservas mundiais.
Diferentemente dos chineses, que possuem mais de dois terços da produção global, o Vietnã não aparece sequer no top 5 nesse quesito.
Brasil
O Brasil está na terceira posição da lista de terras raras. São 10,8% do total mundial, com ênfase em rochas alcalinas-carbonatíticas, granitos, argilas iônicas e depósitos de paleoplaceres.
Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), os principais produtos exportados pelo Brasil são ferrocério e outras ligas pirofosfóricas, além de óxido de cério.
O Brasil também deseja aumentar as áreas de terras raras com o direito de explorar uma ilha submersa no oceano Atlântico de área similar à da Espanha. A reivindicação da região próxima à costa sul do país aguarda parecer da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2018.
Rússia
Pouco atrás do Brasil está a Rússia, com 9,4% das terras raras mundiais. Estima-se que o território russo reserve 28 milhões de toneladas desse tipo de elemento, dentre os 658 milhões de toneladas de metais raros do país.
É possível encontrar as terras raras espalhadas pela Rússia em regiões próximas ao Ártico e até na Sibéria.
Índia
A nação que fecha a lista é a Índia, com 6,5% das terras raras globais. O país possui, inclusive, uma empresa de capital público-privado responsável por minerar e refinar apenas elementos desse tipo.
De acordo com o Indiatimes, Nova Deli está trabalhando em um pacto de cooperação com o Brasil e a República Dominicana para terras raras. Segundo a mídia local, o objetivo dos indianos é diversificar a cadeia de suprimentos desse tipo de material.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: