TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Glauber Braga vai apresentar projeto para garantir exclusividade estatal na exploração de terras raras

      O deputado critica a tentativa dos EUA de interferir na soberania nacional: “Fora Trump. Tire as suas garras do futuro do Brasil!”

      Glauber Braga - 24/04/2025 (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) criticou nesta sexta-feira (25) a postura do governo dos Estados Unidos, que quer fazer acordos com o Brasil para a aquisição de minerais estratégicos. O posicionamento ocorre no momento  que o governo brasileiro tenta negociar o tarifaço de 50% imposto pelo governo Donald Trump sobre as exportações brasileiras.

      "Desde o dia 9 de julho que venho chamando a atenção do tema que agora ganha grande repercussão depois da 'demonstração de interesse' do encarregado de negócios dos EUA em relação às terras raras no Brasil", afirmou Glauber Braga. "Não era necessário um raciocínio genial pra chegar a essa conclusão. Se Trump fez essa exigência na Ucrânia e o Brasil é a segunda reserva mundial tá na cara o que ele tá querendo fazer aqui."

      O deputado informou que pretende apresentar um projeto de lei que reafirme o controle exclusivo da União sobre a exploração desses recursos naturais. “Como já tinha dito, tô entrando com um projeto que reafirme que a exclusividade dessa exploração é pública e da União. Fora Trump. Tire as suas garras do futuro do Brasil!”, concluiu.

      O presidente Donald Trump anunciou uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que deve entrar em vigor no próximo dia 1º de agosto. A justificativa oficial do governo norte-americano faz menção ao inquérito que investiga a tentativa de golpe liderada por Jair Bolsonaro, ex-presidente e atualmente réu no Supremo Tribunal Federal.

      Diante da repercussão, o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, destacou que os recursos minerais pertencem à União, e não ao setor privado. “Foi demonstrado o interesse dos EUA nos chamados minerais críticos e estratégicos, mas deixamos claro que cabe ao governo decidir”, afirmou Jungmann.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...