HOME > Mundo

Paquistão condena ataque de Trump ao Irã, um dia após dizer que indicaria presidente dos EUA ao Nobel da Paz

Governo paquistanês afirmou que a decisão de Trump de bombardear instalações nucleares iranianas viola o direito internacional

Paquistão condena ataque de Trump ao Irã, um dia após dizer que indicaria o presidente dos EUA ao Nobel da Paz (Foto: REUTERS/Akhtar Soomro)

(Reuters) – O Paquistão condenou neste domingo os ataques ordenados por Donald Trump contra seu vizinho Irã, um dia depois de Islamabad ter anunciado que indicaria o presidente dos Estados Unidos ao Prêmio Nobel da Paz.

O governo paquistanês afirmou que a decisão de Trump de bombardear instalações nucleares iranianas viola o direito internacional e declarou que a diplomacia é o único caminho para resolver a crise com o Irã.

“A escalada sem precedentes da tensão e da violência, em razão da agressão contínua contra o Irã, é profundamente preocupante. Qualquer escalada adicional terá consequências gravemente danosas para a região e além dela”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão.

Também neste domingo, o primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, telefonou para o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, e “expressou a condenação do Paquistão aos ataques dos EUA", segundo nota do governo paquistanês.

O ministro da Informação do Paquistão e o Ministério das Relações Exteriores não responderam aos pedidos de comentário sobre a aparente contradição nas posições adotadas pelo país durante o fim de semana.

Na maior cidade do Paquistão, Karachi, milhares de pessoas participaram de protestos contra os ataques dos EUA e de Israel ao Irã. Uma grande bandeira dos Estados Unidos, com a imagem de Trump, foi colocada no chão para os manifestantes pisarem. Os protestos incluíram gritos contra os Estados Unidos, Israel e o rival regional da nação, a Índia.

No sábado, o governo paquistanês havia declarado que indicaria Trump como “um verdadeiro pacificador” por seu papel em encerrar, no mês passado, um conflito de quatro dias com a Índia. 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...