Alemanha, França e Espanha pedem negociação após ataque dos EUA
Governo norte-americano atacou instalações nucleares iranianas
247 – Após os ataques realizados pelos Estados Unidos contra instalações nucleares no Irã, Alemanha, França e Espanha manifestaram, neste domingo (22), preocupação com o agravamento do conflito no Oriente Médio. Os três países defenderam uma saída diplomática e pediram contenção às partes envolvidas.
O governo alemão estimou que os bombardeios danificaram uma "grande parte do programa nuclear iraniano" e exortou Teerã a retomar imediatamente as negociações com Washington.
Já a França destacou que não participou da operação. O ministro dos Negócios Estrangeiros do país, Jean-Noel Barrot, enfatizou ainda, em rede social, que a resposta duradoura “desta questão passa por uma solução negociada, no âmbito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares".
A Espanha também divulgou comunicado oficial no qual expressa máxima preocupação com o cenário atual e pede o fim imediato da violência. O governo espanhol defende o retorno às negociações e faz um apelo "para o respeito pelo direito internacional".