Oposição francesa ataca acordo comercial entre EUA e UE como 'vergonha' e 'vassalagem'
Esquerda e extrema direita criticam taxa de 15% sobre produtos europeus, anunciada por Trump e von der Leyen
247 - A oposição francesa reagiu com duras críticas ao acordo comercial firmado entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE), que estabelece um imposto de 15% sobre produtos europeus., informa a EFE.
Enquanto o governo francês ainda não se manifestou oficialmente, líderes de esquerda e extrema direita condenaram o pacto anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Esquerda francesa fala em "rendição"
Manuel Bompard, coordenador nacional do partido La France Insoumise (LFI), resumiu o sentimento de parte da oposição em uma publicação nas redes sociais: "Uma vergonha". Já Jean-Luc Mélenchon, fundador do partido, foi mais contundente: "Tudo foi cedido a Trump, com as regras do jogo estabelecidas ao longo de 75 anos de relações bilaterais sendo alteradas".
Pierre Jouvet, eurodeputado socialista, classificou o acordo como "um pacto de vassalagem para a Europa", refletindo o descontentamento até mesmo entre setores mais moderados da esquerda.
Extrema direita acusa UE de "fiasco"
Do outro lado do espectro político, Marine Le Pen, líder da extrema direita francesa, não poupou críticas. Ela chamou o acordo de "fiasco político, econômico e moral", argumentando que a UE aceitou condições piores do que as negociadas pelo Reino Unido.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: