Na Alemanha, China apoia iniciativa de diálogo entre Trump e Putin para solucionar questão da Ucrânia
A posição de diálogo direto entre EUA e Rússia foi defendida pelo chanceler chinês, Wang Yi, durante a Conferência de Segurança de Munique
247 - A China demonstrou apoio à proposta de negociação direta entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, para encerrar a Guerra na Ucrânia. A posição foi defendida pelo chanceler chinês, Wang Yi, durante a Conferência de Segurança de Munique, que começou nesta sexta-feira (14), reunindo líderes e diplomatas de todo o mundo.
"A China adoraria ver todos os esforços conducentes à paz... Os Estados Unidos alcançaram um entendimento comum com a Rússia, e acreditamos que todas as partes e todos os envolvidos devem, no momento apropriado, participar do processo de negociações de paz", declarou Wang, de acordo com o portal South China Morning Post.
Além de apoiar as negociações, Wang Yi aproveitou o evento para rebater acusações frequentes de que a China busca alterar a ordem global, enquanto ações reais de unilateralismo recaem sobre os EUA e seus aliados. "Ao longo dos anos, alguns disseram que a China quer mudar o sistema internacional", disse o chanceler.