HOME > Mundo

Ministério da Defesa da Turquia pede mobilização global contra ações de Israel

Porta-voz alerta que ofensivas israelenses podem levar o Oriente Médio ao desastre e cobra resposta internacional imediata

Bandeira da Turquia (Foto: Reuters/Vincent Kessler)

247 - O Ministério da Defesa da Turquia reforçou nesta quinta-feira (11) a necessidade de uma reação firme da comunidade internacional diante das ofensivas de Israel no Oriente Médio. Segundo destacou a agência estatal Anadolu, autoridades turcas classificaram como infundados os rumores de que ativos militares do país na Síria teriam sido alvos de Tel Aviv, mas ressaltaram a gravidade do ataque israelense contra o Catar.

Em coletiva de imprensa em Ancara, o porta-voz do ministério, Zeki Akturk, afirmou que apenas uma mobilização global poderá conter as investidas israelenses. 

Críticas a Tel Aviv e apoio ao Catar

Ao comentar a ofensiva em Doha, Akturk acusou Israel de ter transformado a violência em política de Estado. O ataque de Israel no Catar prova que Tel Aviv fez do terrorismo uma política de Estado, alimenta-se do conflito e se opõe à paz, disse. O porta-voz acrescentou ainda que a Turquia está plenamente ao lado do Catar.

Condenação internacional ao ataque em Doha

Na última terça-feira (9), as Forças de Defesa de Israel anunciaram ter realizado um “ataque preciso” contra lideranças do grupo palestino Hamas na capital catariana. A ação foi amplamente criticada por governos estrangeiros e organizações internacionais, que a consideraram uma afronta direta à soberania do Catar e ao direito internacional.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...