Macron sugere Genebra como sede de possível encontro entre Putin e Zelensky
Presidente francês afirma que local neutro seria mais adequado
247 - O presidente francês Emmanuel Macron sugeriu que a cidade de Genebra, na Suíça, pode ser um local para sediar um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky. A declaração foi dada em entrevista à emissora francesa TF1.
A agência TASS relata que Macron descartou a possibilidade de Paris receber a reunião, como ocorreu em 2019, argumentando que “a situação está atualmente em um estágio diferente” e que o ideal seria escolher “um país neutro”. Segundo ele, “potencialmente, a Suíça, eu preferiria Genebra. Ou poderia ser um país diferente. Da última vez, as reuniões bilaterais foram realizadas na Turquia, em Istambul”.
Cúpula em Washington
A fala de Macron ocorre após a realização de uma reunião em Washington, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que discutiu com líderes europeus e Zelensky a possibilidade de organizar uma cúpula Rússia-Ucrânia. Segundo o líder francês, esse encontro poderia ser seguido por conversas trilaterais com os EUA e, posteriormente, por uma negociação multilateral mais ampla.