TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Justiça da Espanha barra extradição do bolsonarista Oswaldo Eustáquio ao Brasil por entender 'motivação política'

      Blogueiro bolsonarista é considerado foragido da Justiça brasileira e é apontado como suspeito de envolvimento na tentativa de golpe de 8/1 de 2023

      Oswaldo Eustáquio Filho (Foto: Reprodução)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Justiça da Espanha rejeitou, pela terceira vez, um pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro contra o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. Com isso, segundo o Estadão Conteúdo, as chances de o influenciador digital ser entregue às autoridades brasileiras se esgotam, ao menos no curto prazo.

      Eustáquio é considerado foragido da Justiça do Brasil e é apontado como um dos suspeitos de envolvimento na tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. Contra ele pesam acusações de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, incitação ao crime e associação criminosa.

      A decisão da corte espanhola foi fundamentada na alegação de que o pedido do Supremo Tribunal Federal (STF) possui “motivação política”. Além disso, os magistrados ressaltaram que o ordenamento jurídico da Espanha não contempla crimes como tentativa de golpe ou abolição violenta do regime democrático, o que inviabiliza a extradição conforme os parâmetros legais do país europeu.

      Essa não foi a primeira negativa. E em maio, o mesmo tribunal já havia rechaçado uma segunda solicitação do governo brasileiro. Naquela ocasião, a 3ª Seção da Sala Penal da Audiência Nacional da Espanha concluiu que o Brasil não dispunha de legitimidade para recorrer da negativa anterior. O tribunal apontou que apenas o Ministério Público espanhol teria autoridade para apresentar recurso contra a decisão.

      Ainda no contexto das relações judiciais entre os dois países, em abril, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decidiu impedir a extradição de um cidadão búlgaro acusado de tráfico de drogas, atendendo a um pedido feito pela Espanha. A justificativa adotada por Moraes foi o princípio da reciprocidade, e a medida provocou polêmica e discussões sobre a sua legalidade.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...