Itamaraty elogia decisão da França de reconhecer Estado Palestino
O Estado da Palestina é reconhecido por 147 países
247 - O Ministério das Relações Exteriores divulgou, nesta sexta-feira (25), nota em que elogia o anúncio do presidente francês, Emmanuel Macron, de reconhecer oficialmente o Estado Palestino.
Segundo o governo brasileiro, a formalização da decisão ocorrerá em setembro. A pasta afirma ainda que o reconhecimento da Palestina "contribui para responder aos anseios de paz na região, liberdade e autodeterminação do povo palestino".
O Estado da Palestina é reconhecido por 147 países. Em 2024, os Estados Unidos vetaram a admissão plena da Palestina na ONU. Desde 2024, a Palestina foi reconhecida por 10 estados, incluindo Irlanda, Noruega, Espanha e Armênia.
Leia abaixo a íntegra da nota:
O governo brasileiro saúda o anúncio do Presidente Emmanuel Macron, em 24 de julho, do reconhecimento pela França do Estado da Palestina. O governo brasileiro aguarda a formalização da decisão, em setembro, por ocasião da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O reconhecimento do Estado da Palestina por crescente número de países — incluindo, desde 2010, o Brasil — contribui para responder aos anseios de paz na região, liberdade e autodeterminação do povo palestino.
O Brasil exorta todas as demais nações que ainda não o fizeram a reconhecer a Palestina como Estado soberano e insta todos os países a trabalhar por seu ingresso como membro pleno nas Nações Unidas. Ao reiterar sua firme convicção de que se trata da melhor forma de se chegar a uma paz sustentável na região, o Brasil reafirma a defesa da solução de dois Estados, com um Estado da Palestina independente e viável, convivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança, dentro das fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: