TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Israel ataca única igreja católica em Gaza, fere padre e mata duas pessoas, incluindo fiéis refugiados

      Bombardeio atingiu a Igreja da Sagrada Família; padre argentino Gabriel Romanelli está entre os feridos

      Israel continua genocídio em Gaza (Foto: Amir Cohen/Reuters)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 -  O Exército de Israel bombardeou nesta quinta-feira (17) a Igreja da Sagrada Família, localizada na Cidade de Gaza, enclave palestino assolado por meses de conflito. A informação foi confirmada pelo Patriarcado Latino de Jerusalém, órgão da Igreja Católica responsável pela paróquia.Segudno a agência Ansa, o ataque deixou pelo menos duas pessoas mortas e 11 feridas, entre elas o padre argentino Gabriel Romanelli, interlocutor próximo do falecido papa Francisco.

      “Com profunda tristeza, podemos confirmar que duas pessoas foram mortas em um aparente ataque do Exército de Israel nesta manhã”, afirmou o patriarcado em comunicado oficial. “Oramos pelo descanso de suas almas e pelo fim dessa guerra bárbara. Nada pode justificar ataques contra civis inocentes”, completa a nota da entidade católica que representa a Terra Santa.

      Entre os feridos, uma mulher está em estado gravíssimo e duas outras em condição grave. Cinco pessoas se encontram estáveis e outras três sofreram ferimentos leves — entre elas, o padre Romanelli, que teve a perna machucada. O sacerdote era conhecido por manter contato frequente com o papa Francisco, inclusive durante os últimos dias de vida do pontífice.

      Em nota publicada na rede X (antigo Twitter), o Ministério das Relações Exteriores de Israel lamentou “os danos à Igreja da Sagrada Família e qualquer fatalidade entre civis”, e informou que “as circunstâncias ainda são incertas” e que os resultados da investigação serão divulgados de “forma transparente”. O comunicado acrescenta: “Israel nunca mira igrejas ou locais religiosos”.

      A agressão militar teve repercussão internacional imediata. Em comunicado enviado por telegrama e assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o papa Leão XIV afirmou estar “profundamente triste” pelas mortes e ferimentos na paróquia, e expressou “solidariedade espiritual” ao padre Romanelli e à comunidade cristã local. 

      “Estou profundamente triste ao saber da perda de vidas e dos feridos causados pelo ataque militar à Igreja Católica da Sagrada Família em Gaza . Asseguro à comunidade paroquial minha proximidade espiritual. Confio as almas dos falecidos à amorosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso e rezo por suas famílias e pelos feridos. Renovo meu apelo por um cessar-fogo imediato. Somente o diálogo e a reconciliação podem garantir uma paz duradoura!, diz a nota, que também foi publicada nas redes sociais.

      A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também condenou a ação: “As investidas israelenses contra a população civil são inaceitáveis. Nenhuma ação militar pode justificar essa postura”. O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, fez coro: “Os ataques contra civis em Gaza não são mais admissíveis”. Ele classificou o ataque à igreja como “um ato grave contra um lugar de culto cristão” e afirmou: “É hora de parar e encontrar a paz”.

      Tajani telefonou para o chanceler israelense Gideon Sa’ar exigindo esclarecimentos sobre o bombardeio e, em outro contato, expressou solidariedade diretamente ao padre Romanelli.

      A Igreja da Sagrada Família está localizada na Cidade de Gaza, principal município do território palestino. Nos últimos 21 meses, o templo havia se tornado um importante refúgio para civis em fuga, especialmente crianças com deficiência cuidadas por freiras católicas. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...