HOME > Mundo

Governador de Illinois, nos EUA, chama Trump de "ditador" após ameaça de intervenção militar

Pentágono aprovou uso de uma base naval nos arredores de Chicago como ponto de apoio para que administração Trump conduzisse operações contra imigrantes

J.B. Pritzker (Foto: Reuters)

247 - O governador de Illinois, J.B. Pritzker, chamou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “ditador” depois de o líder norte-americano insinuar o possível uso do Departamento de Guerra em Chicago para deportar imigrantes sem documentos. A reportagem é da Sputnik. 

Recentemente, o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva renomeando o Departamento de Defesa dos EUA como Departamento de Guerra, alegando que o novo nome refletia o estado atual dos assuntos mundiais. No sábado (6), Trump publicou a captura de tela de uma postagem em rede social que dizia: “Eu amo o cheiro de deportações pela manhã...” e “Chicago está prestes a descobrir por que se chama Departamento de GUERRA.”

“O presidente dos Estados Unidos está ameaçando entrar em guerra com uma cidade americana. Isso não é piada. Isso não é normal. Donald Trump não é um homem forte, é um homem assustado. Illinois não será intimidado por um aspirante a ditador”, afirmou Pritzker no X (antigo Twitter).

Segundo o Washington Post, o Pentágono já havia aprovado o uso de uma base naval nos arredores de Chicago como ponto de apoio para que a administração Trump conduzisse operações contra imigrantes sem documentos.

No Dia da Posse, em 20 de janeiro, Donald Trump, em seu primeiro discurso como 47º presidente dos Estados Unidos, prometeu interromper imediatamente a entrada ilegal de imigrantes no país e iniciar o processo de deportação de milhões de migrantes. Ele também declarou estado de emergência nacional em razão da situação na fronteira sul dos EUA.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...