Trump: 'tenho direito de fazer o que quiser. Sou o presidente dos EUA'
O atual presidente abre divergência com membros do Partido Democrata
247 - O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (26) que, por ocupar o seu cargo nos Estados Unidos, tem o direito de fazer o que bem entender. O chefe da Casa Branca comentava a possibilidade de determinar o envio de forças federais também para Chicago, após medida semelhante na capital, Washington.
"Eu tenho o direito de fazer tudo o que eu quiser. Eu sou o presidente dos Estados Unidos. Se eu acho que nosso país está em perigo, e ele está em perigo nessas cidades, eu posso fazer isso [determinar o envio de forças para Chicago]. Não tenho problema em entrar e resolver as dificuldades", acrescentou. A declaração foi publicada na Folha de S.Paulo.
O presidente Trump comentou sobre as divergências com o democrata J.B. Pritzker, o atual governador de Illinois, onde fica a cidade de Chicago. Nos últimos dias, o presidente falou que o adversário "deveria passar mais tempo na academia", em referência ao seu peso. Em resposta, Pritzker disse que Trump "não está em boa forma".
Há duas semanas, o presidente anunciou a tomada do controle da polícia local e o envio de integrantes da Guarda Nacional para a capital norte-americana. As medidas fazem parte do que Trump vê como um descontrole do crime na capital. Nos últimos dias, Trump avaliou a hipótese de expandir a medida para outras cidades, como Chicago.
O republicano anunciou que implementará a pena de morte para quem cometer homicídios em Washington. As leis da capital dos EUA não preveem essa punição, que foi abolida pelo Conselho da cidade em 1981.
Historicamente, o partido de Trump defende uma política mais flexível, menos rígida, sobre o controle de armas. A linha de atuação dos republicanos adota uma política com punição mais dura para a criminalidade.
O Partido Democrata tem uma tendência a defender mudanças mais estruturais nos sistemas penal e educacional, e a liberação, ao menos parcial, de algumas substâncias.