Trump planeja enviar militares para Chicago após exibição de poder na capital
Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretendia "impor ordem" em cidades liberais do país
247 - O governo dos Estados Unidos planeja enviar tropas para a cidade de Chicago, no estado de Illinois, supostamente para "combater o crime", com a possibilidade de mobilização de pelo menos "vários milhares" de membros da Guarda Nacional, informou o jornal Washington Post, citando autoridades.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que pretendia "impor ordem" em cidades liberais do país, como Nova York e Los Angeles.
Segundo a publicação, o Pentágono vem planejando há semanas uma operação militar em Chicago. O plano inclui diversas opções, entre elas a mobilização de vários milhares de membros da Guarda Nacional. Também está sendo discutido o uso de tropas ativas, de acordo com autoridades citadas.
Mais cedo, Trump transferiu parte dos poderes das agências de segurança de Washington, DC, para o controle federal, alegando um nível sem precedentes de criminalidade na cidade. A Guarda Nacional já foi mobilizada em várias localidades sob estado de emergência temporário.
Um oficial militar norte-americano confirmou à agência RIA Novosti, na sexta-feira, que a Guarda Nacional, anteriormente enviada à capital dos EUA para “restaurar a ordem”, estava portando armas.