HOME > Mundo

Flotilha Sumud parte rumo a Gaza para romper bloqueio israelense

Navios deixam Itália, Tunísia e Grécia depois de adotar protocolos de segurança mais rígidos

Barco da Flotilha Global Sumud (Foto: Reuters/Nacho Doce)

247 - A Flotilha Global Sumud (GSF, na sigla em inglês) iniciou a viagem rumo à Faixa de Gaza com o objetivo de romper o bloqueio israelense e entregar ajuda humanitária. As informações são da HispanTV, que noticiou o embarque de ativistas de mais de 40 países e o reforço de medidas de proteção após incidentes recentes.

Segundo comunicado divulgado pela organização e citado pela HispanTV, “ontem, 18 navios partiram de Catânia, na Itália. Dezenas de outros partirão da Tunísia e da Grécia hoje e amanhã, e toda a frota em breve convergirá para águas internacionais para continuar sua jornada rumo a Gaza”. Os organizadores definem a iniciativa como uma “jornada histórica”.

Reforço de segurança após ataques e ameaças

De acordo com a GSF, ataques de drones israelenses contra dois navios da flotilha na Tunísia e a escassez de combustível provocaram o atraso na partida. A organização acrescenta que as “terríveis ameaças” atribuídas ao ministro da Segurança de Israel, Itamar Ben Gvir — que teria proposto rotular os passageiros como terroristas — levaram ao “planejamento de segurança exaustivo”.

Nesse contexto, a GSF decidiu realocar embarcações para outros portos, realizar testes rigorosos no mar, adaptar protocolos e reduzir a capacidade de participantes em alguns barcos, “antecipando condições cada vez mais hostis”. O Comitê Diretor destacou literalmente: “as mudanças estratégicas em nossos planos nos permitirão proteger melhor os participantes na maior extensão possível, minimizar o impacto da missão e demonstrar a resiliência deste movimento global pela Palestina”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...