Barco de flotilha humanitária para a Faixa de Gaza é atacado por drone em Tunes
A informação foi divulgada por Francesca Albanese, relatora especial da ONU
247 - Uma embarcação da flotilha solidária de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza foi atacada "aparentemente por um drone" no porto de Tunes, na Tunísia. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) por Francesca Albanese, relatora especial da ONU. O barco transportava ativistas, entre eles a sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila. A Flotilha Global Sumud, saiu da Espanha para ajudar palestinos.
“Aqui estão as imagens da câmera de segurança do navio da Família da Flotilha Sumud, atracado próximo ao porto de Tunes. Então: 1. Som de algo que a tripulação identificou como um drone. 2. As equipes soam o alarme e pedem ajuda. 3. Explosão”, escreveu ela na rede social X.
As forças de Israel já deixaram mais de 64 mil palestinos mortos desde outubro de 2023. O governo israelense foi denunciado na Corte Internacional de Justiça pelo crime de genocídio. O Tribunal Penal Internacional também emitiu um mandado de prisão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, mas a ofensiva no Oriente Médio continuou e os crimes cometidos por Israel aumentaram devido ao bloqueio de ajuda humanitária.
Em nota, a Global Sumud Flotilha (GSF) confirmou o ataque. "Um dos principais barcos, conhecido como 'Barco Família' – que transportava membros do Comitê Diretor da GSF – foi atingido por um drone em águas tunisianas, por volta das 23:30 (19:30 no Brasil) desta segunda, 8 de setembro", afirmou.
"O barco navega sob a bandeira portuguesa e todos os seis passageiros e tripulantes estão bem. O incêndio causou danos ao convés principal e ao depósito de carga abaixo do convés. Uma investigação está em andamento e, assim que mais informações estiverem disponíveis, elas serão divulgadas imediatamente. Atos de agressão destinados a intimidar e sabotar a nossa missão não nos dissuadirão. A nossa missão pacífica de quebrar o cerco a Gaza e manifestar solidariedade para com o seu povo continua com determinação e resolução".


