Europeus e Zelensky tentam alinhar posição com Trump antes de cúpula com Putin no Alasca
Líderes europeus pedem que Trump não negocie cessão de território ucraniano sem contrapartidas
247 - Líderes europeus e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destacaram, nesta quarta-feira (13), a importância de manter uma posição unificada com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antes do encontro que ele terá com o presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, informa o jornal The Washington Post.
De acordo com autoridades presentes em uma reunião em Berlim, a conversa com Trump foi vista como um momento de coesão política. Durante o diálogo, o presidente norte-americano teria concordado que a Ucrânia deve estar incluída em qualquer negociação que envolva questões territoriais.
Apesar desse alinhamento, alguns líderes europeus ainda demonstram preocupação com a possibilidade de Trump fazer concessões a Putin. O receio é que, sem garantias adequadas, qualquer acordo possa resultar em perdas para a Ucrânia.
Em Berlim, Zelensky foi recebido pelo chanceler alemão Friedrich Merz para uma rodada de conversas com chefes de governo da Europa e com Trump. Segundo relatos, os líderes foram enfáticos ao pedir que Washington não negocie a cessão de território ucraniano, especialmente sem compensações concretas.