TV 247 logo
      HOME > Mundo

      EUA suspendem diálogo com Moscou sobre retomada de laços diplomáticos

      Washington adiou encontro previsto para Moscou, frustra sinal de reaproximação e silencia sobre justificativa

      O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin - 16/07/2018 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - As tensões diplomáticas entre Washington e Moscou ganharam um novo capítulo nesta segunda-feira (16), com o anúncio do cancelamento das consultas bilaterais que visavam a reativação dos canais diplomáticos entre os dois países. A informação foi divulgada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, segundo a agência RT.

      Os encontros entre Estados Unidos e Rússia haviam sido retomados neste ano, após um hiato desde o início do conflito na Ucrânia. Duas rodadas de conversas de alto nível foram realizadas: a primeira em 18 de fevereiro, em Riad, na Arábia Saudita, e a segunda em 27 de fevereiro, em Istambul, na Turquia. Essas reuniões representaram o primeiro esforço concreto de reconexão diplomática desde o agravamento das relações bilaterais causado pela guerra.

      As pautas dos encontros incluíam desde a normalização do funcionamento das missões diplomáticas e a facilitação na emissão de vistos até discussões sobre a guerra na Ucrânia e possíveis formas de cooperação econômica no período pós-conflito. A expectativa era de que o próximo encontro ocorresse em Moscou.

      No entanto, segundo Zakharova, “o próximo encontro no formato de consultas bilaterais sobre a eliminação de ‘irritantes’ para normalizar o funcionamento das missões diplomáticas de ambos os países foi cancelado por iniciativa dos negociadores norte-americanos”. A declaração foi publicada no canal oficial da chancelaria russa no Telegram.

      A diplomata não revelou o motivo apresentado por Washington para adiar a reunião, limitando-se a afirmar que “esperamos que a pausa que decidiram tomar não se prolongue por muito tempo”.

      Desde que o presidente Donald Trump assumiu seu segundo mandato, no início de 2025, a Casa Branca passou a adotar um discurso mais favorável à reabertura de canais com Moscou, rompidos sob a gestão de seu antecessor, Joe Biden. O governo russo respondeu positivamente a essa mudança de tom, manifestando disposição em retomar uma relação bilateral funcional.

      Apesar dos avanços iniciais e do tom conciliador adotado por ambos os lados, o cancelamento unilateral da rodada de negociações em Moscou sinaliza que ainda há obstáculos significativos no caminho para a reconstrução da confiança entre as duas potências.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...