EUA não convidam Zelensky para reunião entre Putin e Trump no Alasca
Encontro entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos está marcado para 15 de agosto e deve tratar de proposta de paz na Ucrânia
247 – O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, não foi convidado para participar da reunião entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorrerá em 15 de agosto no Alasca. A informação foi divulgada pelo jornal The Washington Post, que citou fontes próximas ao assunto. Segundo a publicação, Zelensky ainda não recebeu qualquer convite formal para o encontro.
Na última sexta-feira (9), Trump afirmou esperar se reunir com Putin na cidade norte-americana para discutir um possível acordo de paz. O assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, confirmou a realização da reunião, destacando que os dois líderes irão “indubitavelmente focar na discussão de opções para alcançar um acordo pacífico de longo prazo para a crise ucraniana”. Ele acrescentou que o Kremlin espera realizar a próxima rodada de conversas entre os presidentes em território russo.
De acordo com reportagens anteriores da imprensa ocidental, os Estados Unidos estariam condicionando a resolução do conflito a concessões territoriais por parte de Kiev. O Wall Street Journal, também citando fontes, afirmou que a proposta americana inclui a retirada das tropas ucranianas das áreas da República Popular de Donetsk ainda sob controle de Kiev como primeiro passo para um cessar-fogo.
O encontro de 15 de agosto, portanto, ocorre em um momento de negociações delicadas, nas quais Washington e Moscou buscam definir os termos de uma possível paz. A ausência de Zelensky na reunião, segundo analistas, pode indicar que as tratativas iniciais serão conduzidas diretamente entre as potências envolvidas, deixando a Ucrânia de fora da fase preliminar das discussões.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: