EUA dizem que cessar-fogo só ocorrerá em fase futura das negociações de paz na Ucrânia
Marco Rubio afirma que conversas finais não podem ocorrer “enquanto estão atirando uns nos outros” e admite que ainda há muito trabalho a ser feito
247 - O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou que o governo norte-americano considera inevitável a inclusão de um cessar-fogo em uma fase futura das negociações para pôr fim ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A declaração foi feita durante entrevista concedida à emissora Fox Business e repercutida pela agência russa TASS nesta quarta-feira, 7 de agosto.
“Em algum momento, um cessar-fogo tem que fazer parte desse processo, porque é difícil negociar os detalhes de um acordo de paz final enquanto vocês estão atirando uns nos outros”, afirmou Rubio, ao defender que a interrupção das hostilidades se torne um elemento da mesa de negociações em estágio mais avançado.
De acordo com o diplomata, o caminho para a resolução do conflito ainda é longo. “Todas as partes têm muito trabalho pela frente para entender como acabar com o conflito”, disse, ao avaliar que ainda não há consenso nem clareza suficiente sobre os termos de uma saída política.