TV 247 logo
      HOME > Mundo

      EUA aprovam venda de mísseis de cruzeiro à Ucrânia

      Entrega de 3.350 armamentos deve ocorrer em até seis semanas e depende de aval do Pentágono

      Bandeiras de Ucrânia e Rússia (Foto: Aquiles Lins)

      247 - Os Estados Unidos autorizaram a venda de 3.350 mísseis de cruzeiro ERAM, lançados do ar, para a Ucrânia. A informação foi publicada pelo Wall Street Journal neste sábado (23), com base em declarações de duas autoridades americanas não identificadas.

      Segundo a reportagem, as munições têm alcance de até 450 quilômetros e devem ser entregues a Kiev em até seis semanas. No entanto, a utilização dos armamentos só poderá ocorrer mediante aprovação prévia do Pentágono, de acordo com fontes consultadas pelo jornal.

      Posição de Donald Trump e o apoio europeu

      Apesar de críticas anteriores ao governo Joe Biden por fornecer ajuda militar irrestrita à Ucrânia, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu nesta semana que “a Ucrânia não tem chance de vencer” o conflito caso não consiga atingir alvos dentro da Rússia.

      Trump também reforçou, em julho, que qualquer envio adicional de armas ao governo de Volodymyr Zelensky deveria ser financiado pelos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Europa.

      Enquanto isso, França e Alemanha, os principais aliados europeus de Kiev, têm aumentado a pressão por novas entregas de armamentos, apontando-as como parte essencial das garantias de segurança que a Ucrânia deve receber após o fim da guerra.

      Contexto do conflito

      O anúncio ocorre em um momento delicado para as forças ucranianas, que vêm enfrentando perdas territoriais ao longo de 2025 e dificuldades para manter o reabastecimento de suas tropas.

      Do outro lado, Moscou mantém a posição de que o envio contínuo de armas ocidentais representa um entrave direto à construção de um acordo de paz, prolongando ainda mais o confronto.

      Relacionados

      Carregando anúncios...