TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Donald Trump dá seu próprio nome a corredor de paz entre Armênia e Azerbaijão

      “Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacionais” ligará Azerbaijão à região de Nakhchivan, atendendo demandas históricas de Baku

      Trump anuncia acordo entre Armênia e Azerbaijão (Foto: Reuters)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Um acordo mediado pelos Estados Unidos para encerrar décadas de conflito entre Armênia e Azerbaijão incluirá a criação de um novo corredor comercial e de transporte batizado com o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi divulgada pela Independent, que destacou que a “Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacionais” conectará o Azerbaijão continental à região autônoma de Nakhchivan — uma das principais demandas do governo azeri nas negociações.

      Segundo a Casa Branca, o entendimento entre os dois países, que há décadas vivem em tensão e confrontos periódicos, permitirá a abertura de um eixo estratégico de transporte e comércio no Sul do Cáucaso, respeitando a soberania e a integridade territorial da Armênia. “O acordo criará um roteiro para construir um futuro cooperativo que beneficie ambos os países, sua região e além, permitindo conectividade sem impedimentos entre os dois países”, afirmou a vice-secretária de imprensa, Anna Kelly.

      O presidente Donald Trump anunciou que receberá nesta sexta-feira, na Casa Branca, o primeiro-ministro armênio, Nikol Pashinyan, e o presidente azeri, Ilham Aliyev, para a assinatura do acordo de paz, bem como de pactos bilaterais com os Estados Unidos voltados a “buscar oportunidades econômicas em conjunto, para liberar todo o potencial da região do Sul do Cáucaso”.

      Em mensagem publicada na rede Truth Social, Trump comemorou o protagonismo de seu governo na conclusão do entendimento. “Muitos líderes tentaram acabar com a guerra, sem sucesso, até agora, graças ao ‘TRUMP’”, escreveu. O acordo também pode abrir caminho para a reativação de corredores logísticos fechados desde o início dos anos 1990, ampliando o comércio e a integração na região.

      Embora seja conhecido por batizar empreendimentos e projetos com seu próprio nome, a Casa Branca afirmou que a sugestão de nomear o corredor com a marca presidencial partiu de autoridades armênias. “Foram os armênios que vieram e disseram: ‘é por isso que vamos chamar de Rota Trump para a Paz e Prosperidade Internacionais’. Não se trata apenas da Armênia. Não se trata apenas do Azerbaijão. Trata-se de toda a região, e eles sabem que ela será mais segura e próspera com o presidente Trump”, afirmou um alto funcionário do governo norte-americano.

      Esse entendimento, se efetivamente consolidado, poderá encerrar um dos mais duradouros conflitos do espaço pós-soviético, abrindo espaço para estabilidade, cooperação e desenvolvimento econômico em uma das regiões mais sensíveis da Eurásia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...