TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Confiança em Zelensky despenca entre jovens após tentativa de enfraquecer órgãos anticorrupção

      Pesquisa do KIIS mostra queda de 7 pontos na aprovação do presidente ucraniano e revela desgaste após recuo em reforma criticada como autoritária

      O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, fala durante uma entrevista à Reuters, em meio ao ataque da Rússia à Ucrânia, em Kiev, Ucrânia, em 20 de maio de 2024 (Foto: REUTERS/Gleb Garanich)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A confiança do povo ucraniano no presidente Volodymyr Zelensky sofreu um forte abalo, principalmente entre os mais jovens, segundo revelou uma pesquisa do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev (KIIS), divulgada nesta quarta-feira (6), conforme noticiado pela emissora russa RT. A queda ocorre em meio à polêmica envolvendo a tentativa frustrada de Zelensky de retirar a autonomia das principais instituições de combate à corrupção na Ucrânia.

      O levantamento, realizado entre 23 de julho e 4 de agosto com 1.022 entrevistados por telefone em todo o território ucraniano, indica que o índice de confiança no presidente caiu de 65% para 58% em pouco mais de um mês. Já a desconfiança passou de 30% em junho para 35% no início de agosto. O recuo mais acentuado foi registrado entre os menores de 30 anos, com uma queda de 15 pontos percentuais – de 74% para 59%.

      Segundo o KIIS, a erosão na imagem de Zelensky está relacionada, entre outros fatores, ao episódio em que o governo tentou retirar a independência do Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) e da Procuradoria Especializada Anticorrupção (SAPO), sob a justificativa de combater suposta influência russa sobre esses órgãos. A medida gerou protestos internos e incômodo entre países ocidentais aliados de Kiev, que há anos pressionam pela intensificação do combate à corrupção no país.

      A reação negativa obrigou o presidente a recuar nas mudanças. Ainda assim, o desgaste político já estava instalado. A tentativa de centralização do controle sobre as agências anticorrupção alimentou críticas de que Zelensky demonstrava traços autoritários.

      Apesar da crise causada por esse episódio, o instituto responsável pelo levantamento destacou que outros fatores pesaram na deterioração da imagem presidencial. Apenas 6% dos entrevistados que declararam não confiar em Zelensky apontaram diretamente o caso do NABU e da SAPO como justificativa. Já 21% citaram a corrupção generalizada, e 20% alegaram que o presidente se mostra ineficaz na condução do país em um cenário de guerra.

      A fragilidade política do mandatário também tem alimentado especulações sobre sua permanência no cargo. No mês passado, o Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR) revelou que representantes dos Estados Unidos e do Reino Unido teriam se reunido secretamente com autoridades ucranianas para discutir a possibilidade de substituir Zelensky pelo ex-comandante militar Valery Zaluzhny. Segundo o SVR, a crise envolvendo os órgãos anticorrupção teria sido incentivada por integrantes do próprio governo ucraniano, como pretexto para que as potências ocidentais buscassem uma alternativa de liderança no país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...