Chefe do Exército de Israel conclui planos para ataque à Cidade de Gaza
Eyal Zamir deve apresentar estratégia ao governo nesta semana
247 - O chefe do exército israeoense, Eyal Zamir, finalizou os planos de ataque à Cidade de Gaza e deve apresentá-los ao ministro da Defesa, Israel Katz, nesta semana. As informações são do jornal Haaretz.
Após a aprovação inicial, o projeto será submetido ao gabinete de segurança do governo. A operação prevê a mobilização de dezenas de milhares de reservistas e pode se estender por várias semanas.
Durante visita à Faixa de Gaza, Zamir declarou que as forças israelenses estão prontas para “aprovar a próxima fase da guerra”. O Hamas, por sua vez, classificou o plano de evacuação e ofensiva como uma “nova onda de genocídio e deslocamento” contra os moradores da região.
Fome em Gaza e críticas à política israelense
Enquanto Israel intensifica preparativos militares, a crise humanitária em Gaza se agrava. O Ministério da Saúde local informou que sete pessoas morreram de fome em apenas um dia, incluindo duas crianças. Além disso, pelo menos 38 palestinos foram mortos e 226 ficaram feridos em bombardeios recentes.
Nos Estados Unidos, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou a suspensão de vistos de visita para palestinos de Gaza, alegando “fortes ligações” de algumas organizações locais com o Hamas. A medida foi interpretada como reflexo da pressão de grupos influentes na política americana.