Brasileiro que perdeu visto dos EUA por celebrar morte de Kirk diz que adotará medidas contra ataques virtuais
O médico Ricardo Barbosa também pediu desculpas pelo episódio
247 - O brasileiro Ricardo Barbosa afirmou que fez uma "colocação infeliz" e que "pede desculpas à família". O médico teve o visto dos Estados Unidos revogado após parabenizar o assassino do influenciador da extrema direita Charlie Kirk nas redes sociais.
Ao comentar sobre o homicídio, o neurocirurgião escreveu: "um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical". Perfis da direita brasileira repercutiram a mensagem e alertaram autoridades norte-americanas.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Barbosa afirmou que a postagem não reflete a opinião dele. “Sempre fui contrário ao uso de armas e defensor da paz. Trata-se de uma colocação infeliz, fora de contexto e divulgada por pessoas alheias ao meu círculo", continuou.
"Peço desculpas à família enlutada e registro que montagens e sobreposições de imagens distorceram o conteúdo original, em nada condizendo com os princípios que sempre nortearam minha conduta pessoal e profissional: o respeito à vida e à ética."
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) anunciou a abertura de um processo disciplinar. A Unimed, à qual ele é filiado, afirmou que também vai analisar o episódio.