Bernie Sanders chama Netanyahu de “mentiroso repugnante” e exige fim da ajuda militar dos EUA a Israel
Senador dos EUA denuncia genocídio contra crianças palestinas em Gaza e acusa Tel Aviv de usar dinheiro americano para massacres e destruição em massa
247 - Em entrevista à CNN, o senador independente Bernie Sanders, representante do estado de Vermont, lançou duras críticas contra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo o parlamentar, “Netanyahu é um mentiroso repugnante” por negar a existência de uma crise alimentar em Gaza, mesmo diante de evidências crescentes de fome, miséria e destruição provocadas pela ofensiva militar israelense. A entrevista foi repercutida pela mídia iraniana HispanTV.
“O que está acontecendo em Gaza é uma tragédia humanitária inaceitável. Crianças estão morrendo de fome”, declarou o senador. “Os Estados Unidos não podem continuar a fornecer centenas de milhões de dólares em ajuda militar ao governo racista de Netanyahu, que está sendo usado para matar pessoas inocentes”, afirmou Sanders, que tem se posicionado contra a guerra desde os primeiros meses do genocídio iniciado em outubro de 2023.
O parlamentar denunciou ainda que, ao longo do último ano e meio, Israel “travou uma guerra brutal, horrível e quase sem precedentes” não apenas contra o grupo Hamas, mas contra todo o povo palestino. Para Sanders, o que ocorre em Gaza vai além do conflito com uma organização específica: trata-se de uma política deliberada de aniquilação.
Ele detalhou a destruição promovida pelo exército israelense na Faixa de Gaza: “Quase todas as escolas, o sistema de saúde, mais de 70% das casas e o sistema de abastecimento de água foram destruídos.” A devastação generalizada, segundo o senador, é incompatível com qualquer justificativa de segurança nacional e representa uma violação dos direitos humanos e do direito internacional.
Sanders também anunciou que pretende pressionar o Congresso para bloquear novas vendas de armas a Israel, numa tentativa de barrar o financiamento estadunidense à campanha militar que, segundo ele, configura um genocídio. “Israel está usando dinheiro dos EUA para promover massacres e fome em Gaza”, reiterou.
Outro alvo das críticas do senador foi o AIPAC (Comitê de Assuntos Públicos Americano-Israelense), poderoso grupo de lobby pró-Israel nos EUA. Segundo Sanders, o comitê tem atuado para propagar “narrativas falsas” sobre a crise humanitária em Gaza, buscando desinformar a opinião pública americana e pressionar parlamentares para manter o apoio irrestrito ao governo israelense.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: