TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Charge de Latuff mostra os EUA como ‘máquina de guerra’ de Israel e ganha destaque em jornal iraniano

      “Ao atacar o Irã, Trump provou que os Estados Unidos se tornaram a máquina de guerra do regime israelense”, diz a legenda do jornal

      Capa do jornal iraniano "Jomhouri Eslami" de 23 de junho de 2025 (Foto: Reprodução)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Uma charge assinada pelo cartunista brasileiro Carlos Latuff foi publicada com destaque na primeira página do jornal iraniano Jomhouri Eslami — República Islâmica, em português — nesta segunda-feira (23). A ilustração representa o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com um capacete em forma de canhão, operado por Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. A imagem acompanha a manchete que denuncia os ataques norte-americanos contra instalações nucleares iranianas e a reação popular em Teerã e outras cidades.

      Na legenda da charge, o jornal afirma: “ao atacar o Irã, Trump provou que os Estados Unidos se tornaram a máquina de guerra do regime israelense.” A publicação relaciona diretamente o presidente americano ao serviço de interesses bélicos de Tel Aviv no Oriente Médio, em especial na escalada de tensões com o Irã. 

      A capa traz ainda fotos de protestos populares no Irã com a presença do presidente do país, em repúdio ao que chamam de “agressão militar americana contra as instalações nucleares iranianas”. Segundo o Jomhouri Eslami, diversas manifestações ocorreram também em cidades da Europa e na Tunísia, em solidariedade ao povo iraniano.

      O governo do Irã, por meio de seu Ministério das Relações Exteriores, enviou uma carta formal ao Conselho de Segurança da ONU condenando a ofensiva e pedindo responsabilização dos Estados Unidos. “A ação americana é um atentado à soberania nacional e uma violação flagrante do direito internacional”, diz trecho da nota.

      Além da cobertura dos protestos, o jornal critica duramente a política externa americana. Em editorial, o periódico afirma que o ataque “é prova do fracasso da diplomacia e da supremacia de interesses militares sobre a paz”.

      Outra matéria de opinião, publicada no mesmo exemplar, repercute a avaliação do Downing Institute, que acusa Trump de trair sua promessa de manter os EUA longe de conflitos armados. “Ele enganou o povo americano. Disse que não entraria em guerras e agora nos coloca à beira de uma nova escalada no Golfo”, diz a publicação.

      O Jomhouri Eslami também repercutiu ações do governo iraniano para reconstruir áreas atingidas, destacando ordens do ministro da Habitação e do Corpo de Engenharia do Exército para reerguer moradias destruídas pelos bombardeios.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...