Humorista brasileiro diz que teve visto dos EUA cancelado
Tiago Santineli afirma que está impedido de entrar no país depois de ironizar morte de Charlie Kirk
247 - O humorista brasileiro Tiago Santineli afirmou que seu visto para os Estados Unidos foi revogado após uma piada envolvendo o ativista de extrema-direita Charlie Kirk. O comediante relatou que a decisão foi comunicada por e-mail à sua produção, surpreendendo sua equipe durante a turnê de shows que ele vinha realizando na Europa.
De acordo com o Metrópoles, Santineli recebeu uma notificação da Embaixada dos Estados Unidos informando oficialmente a suspensão do visto. “Chegou no e-mail da produção, um e-mail da embaixada dos Estados Unidos dizendo que o meu visto foi revogado, ou seja, eu sou o primeiro comediante do mundo que foi banido de entrar nos Estados Unidos”, declarou em suas redes sociais.
A polêmica envolvendo Charlie Kirk
O episódio ocorreu após Santineli compartilhar nas redes uma publicação em tom de ironia sobre a morte de Charlie Kirk, baleado em 10 de setembro durante um evento na Universidade de Utah Valley. Kirk, de 31 anos, era uma das principais figuras da direita americana e participava de uma série de eventos em universidades pelo país.
Santineli, que também se identifica como ativista de esquerda, é conhecido por criar conteúdos satíricos direcionados a personalidades conservadoras.
Reações do humorista
Após a confirmação do cancelamento, o comediante agradeceu o apoio de fãs e reforçou o caráter político de sua atuação. “Cadê a terra da liberdade de expressão irrestrita, galera?”, escreveu. Em outro momento, acrescentou: “Eu não posso ir para os EUA, mas pior é o Charlie Kirk, que nunca mais vai sair de lá”.