HOME > Economia

Haddad vai aos EUA e diz que 'tratativas para reunião entre Lula e Trump estão em andamento'

Ministro da Fazenda vai a Washington para reunião do G20 e pode discutir tarifas e encontro entre Lula e Trump

Ministro Fernando Haddad (Foto: Adriano Machado / Reuters)

247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (2) que deve viajar a Washington em meados de outubro para compromissos oficiais. A agenda inclui a reunião dos ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, marcada para os dias 15 e 16 de outubro.

A viagem abre espaço para encontros bilaterais com autoridades estadunidenses para discutir as tarifas aplicadas pelos EUA ao Brasil. “Eu provavelmente vou na outra semana (semana do dia 13 de outubro) para Washington. Tenho uns encontros lá e tenho o G20. Eu devo ir e também vai ser uma oportunidade de conversar”, disse Haddad, de acordo com O Globo.

Negociações com o Tesouro americano

Além da participação no G20, Haddad já havia sinalizado interesse em se reunir com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro teria como pauta central as tarifas aplicadas pelo governo estadunidense a produtos brasileiros.

“Eu tenho uma ida para os Estados Unidos para o G20. Na pior das hipóteses, acredito que a gente vai se falar lá. Mas quem sabe antes disso os dois gabinetes marquem uma reunião. É possível também”, afirmou o ministro durante evento do Itaú BBA no início da semana.

Avanço nas tratativas Lula-Trump

A agenda de Haddad nos Estados Unidos pode coincidir com as conversas em andamento para um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Não tenho informação de data, mas as tratativas estão sendo feitas [entre os governos Brasil e EUA]”, disse Haddad, confirmando que as equipes de ambos os países já discutem detalhes da possível reunião.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...