HOME > Entrevistas

'Tarcísio contou mentiras para atrapalhar o governo e prejudicou o próprio mercado', diz Carlos Zarattini

Zarattini foi relator da MP que compensava as perdas com a derrubada do IOF e concedeu entrevista à TV 247 após a medida ser retirada da pauta. Assista

O deputado federal Carlos Zarattini (Foto: Lula Marques/Agência PT)

247 - O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) denunciou, em entrevista à TV 247 nesta quarta-feira (8), as articulações do Centrão e da extrema direita para barrar uma medida provisória do governo. Segundo ele, entre os protagonistas desse movimento estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o senador Ciro Nogueira (PP-PI), o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o presidente do PSD, Gilberto Kassab.

Relator da MP fiscal que acabou perdendo a validade nesta quarta, Zarattini explicou que a proposta previa compensar perdas na arrecadação com a suspensão do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). De acordo com o parlamentar, os líderes políticos citados atuaram diretamente para inviabilizar o texto.

O deputado destacou ainda que Tarcísio de Freitas foi além das articulações de bastidores: ele chegou a telefonar para parlamentares pedindo votos contrários à medida, segundo Zarattini. A iniciativa do governo, disse o petista, era fundamental para gerar superávit fiscal e atender às expectativas do próprio mercado financeiro, defendido por Tarcísio. 

"Tarcísio, Nogueira e Rueda trabalharam para derrubar a MP. Ele chegou a pegar no telefone e ligar para deputados para votar contra. Isso fez uma pressão muito grande. Tivemos ontem uma traição na comissão mista. Tínhamos combinado com PP, União e Republicanos, e a oposição teria apenas 9 votos. Agora ficou escancarado a interferência do governador de SP. O Kassab também veio aqui e ligou, mas perdeu, porque na sua bancada 20 votaram com o governo e 18 contra", disse Zarattini. 

"O Haddad disse que tem um armário de instrumentos e armas no Ministério da Fazenda, que é muito potente. Como a medida caducou, ela poderia ser reeditada. Ela não foi derrubada propriamente. Existem N possibilidades", continuou. 

"Tarcísio contou a mentira absurda de que o governo tem 20 bi a mais para gastar. Isso está contemplado na lei do arcabouço. Esse dinheiro ajudaria o governo a fazer o superávit primário, que o mercado cobra. O governo e o [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad em particular querem cumprir a meta", acrescentou. "Se essa turma o tempo todo nos sabota, dá para continuar com eles no governo?", indagou. Assista na TV 247: 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...