TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      Jorge Folena: "Trump não liga para Bolsonaro. Seu alvo é o BRICS"

      Advogado afirma que ataques de Trump e da elite brasileira visam retirar o Brasil do BRICS para enfraquecer projeto anticolonial liderado por Lula

      (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque | Divulgação )
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Durante entrevista ao programa Bom Dia 247, o advogado e cientista político Jorge Folena analisou as recentes tensões entre o governo dos Estados Unidos, sob comando de Donald Trump, e o Brasil. Segundo ele, o ex-presidente norte-americano não está interessado em Jair Bolsonaro ou sua família, mas sim em enfraquecer o BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. "Trump não liga para Bolsonaro. Seu alvo é o BRICS", afirmou Folena. "Essa é a promessa que Eduardo Bolsonaro fez ao Trump, por meio de Steve Bannon e outros interlocutores. Se Bolsonaro voltar, o Brasil sai do BRICS."

      O projeto de desestabilização

      Folena apontou que o movimento contra o bloco dos BRICS é compartilhado por setores da elite econômica e política brasileira, os quais, segundo ele, historicamente atuam contra a soberania nacional."Estamos diante de uma classe dominante brasileira que nunca foi comprometida com o desenvolvimento nacional. Eles vivem de sobras. Sempre abriram as portas das riquezas do Brasil aos interesses estrangeiros", declarou.

      O advogado citou editorial do jornal O Estado de S. Paulo que defendeu a saída do Brasil do BRICS como evidência de uma articulação de setores entreguistas. "Isso é vergonhoso. Falta senso de pertencimento nacional. Essa elite sempre atuou contra os interesses do país", criticou.

      O BRICS como projeto anticolonial

      Na visão de Folena, o BRICS representa uma alternativa à ordem global centrada no Ocidente e é, por isso, alvo de ataques por parte de governos e empresas que buscam manter a lógica colonial de dominação."O BRICS é um encontro dos iguais. Todos os países que o compõem foram, em algum momento, colonizados. Até a Rússia é alvo de tentativas de colonização agora. O bloco se propõe a romper com uma ordem que há 600 anos se sustenta na exploração, morte e destruição", explicou.

      Folena também afirmou que governos como os de Michel Temer e Jair Bolsonaro "não deram nenhum valor aos BRICS", enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reafirmado o protagonismo do Brasil nesse eixo de alianças."Lula é a figura central nesse momento para reafirmar a soberania brasileira. Ele representa o povo e compreende o papel do BRICS na luta anticolonial", destacou.

      Tarifas de Trump como retaliação

      Segundo o advogado, não há justificativa técnica ou econômica para a tarifação de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Ele classificou a medida como uma ação política, articulada com a oposição bolsonarista. "A balança comercial entre Brasil e Estados Unidos é favorável aos americanos. A tarifa imposta por Trump não tem base econômica. O que há é um movimento para favorecer Bolsonaro e atacar o BRICS", avaliou.

      Folena mencionou a carta de Trump divulgada por aliados bolsonaristas como uma tentativa de desestabilizar o governo brasileiro. "Essa carta é uma ação coordenada, que revela a intenção de interferir na política interna do Brasil e pressionar o país a romper com os BRICS", apontou.

      O papel de Eduardo Bolsonaro

      O advogado também chamou atenção para a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, articulando com membros do Partido Republicano medidas contra o governo Lula e contra ministros do Supremo Tribunal Federal. "Está documentado no inquérito: Eduardo Bolsonaro atuou para que Trump impusesse sanções contra o Brasil. Isso é crime contra a soberania nacional", afirmou. "Ele não é apenas uma figura folclórica. É perigoso."

      Folena defendeu a prisão preventiva de Eduardo Bolsonaro com base no inquérito em curso no STF. "Já era para Eduardo estar preso desde que se revelou que ele pediu ajuda a autoridades americanas para pressionar o Brasil. Bolsonaro e seus filhos soltos são um risco à ordem pública e à soberania nacional", disse. Assista: 

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...