TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Folha culpa Lula por negociação emperrada com os EUA; “perigosa inversão da realidade”, critica Gleisi

      Ministra critica a Folha por “responsabilizar a vítima diante de uma chantagem que ameaça nosso país”

      Gleisi Hoffmann (Foto: Gil Ferreira/SRI)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), criticou duramente o editorial da Folha de S.Paulo desta quarta-feira (23), que cobrou "mais empenho" do governo brasileiro nas negociações com os Estados Unidos diante do tarifaço de 50% anunciado por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Em nota publicada em suas redes sociais, Gleisi acusou o jornal de fazer uma “pirueta jornalística” e de responsabilizar a vítima diante de uma chantagem política internacional.

      A crítica da ministra se refere à alegação do editorial de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva  (PT) estaria tentando explorar politicamente a ameaça tarifária ao atacar adversários bolsonaristas, enquanto setores da economia nacional sofrem com os efeitos do anúncio do ex-presidente norte-americano, que deve entrar em vigor em 1º de agosto. No entanto, Gleisi argumenta que foi o próprio governo brasileiro quem propôs o diálogo com os EUA meses atrás.

      “A Folha faz uma pirueta jornalística no editorial de hoje. Cobra ‘mais empenho’ do governo na negociação comercial com os EUA, ignorando que partiu do governo brasileiro, ainda em maio, a proposta de discutir tarifas sobre exportações de parte a parte. E acusa injustamente o presidente Lula de politizar a questão, como se a politização não tivesse partido de Trump, que exigiu o fim do julgamento de Jair Bolsonaro ao anunciar seu pacote de sanções contra o Brasil”, escreveu a ministra.

      Segundo a ministra, não falta empenho por parte do governo. “Não falta empenho da parte brasileira e sobra arrogância da outra parte. Criticar o governo, qualquer governo, é natural na democracia, mas responsabilizar a vítima diante de uma chantagem que ameaça nosso país é uma perigosa inversão da realidade”, completou.

      O editorial da Folha argumenta que há falta de transparência e resultados concretos por parte do governo brasileiro nas tratativas com Washington. A publicação também acusa Lula de buscar ganho político interno em vez de atuar diretamente para evitar os prejuízos econômicos causados pela ameaça tarifária. Como exemplo, o texto cita a queda de 80% nas exportações de carnes para os EUA em julho, além de cancelamentos de embarques de frutas e pescados. Segundo levantamento do próprio jornal, 30 setores brasileiros dependem dos EUA para ao menos 25% de suas exportações, totalizando US$ 20,3 bilhões em 2023.

      Nos bastidores do Planalto, conforme a própria Folha também relatou, o governo já avalia ações emergenciais para mitigar os efeitos das tarifas, como a criação de um fundo com recursos do Tesouro Nacional para ajudar setores mais atingidos.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...