"Esquerda não vai se fortalecer com o discurso 'Xandão é nosso herói'", diz Breno Altman
Breno Altman critica dependência da esquerda em relação ao Judiciário e defende mobilização popular como caminho para derrotar o bolsonarismo
247 - Durante participação no programa Bom Dia 247, o jornalista Breno Altman afirmou que a esquerda brasileira comete um erro estratégico ao concentrar sua confiança no Supremo Tribunal Federal (STF) para enfrentar o bolsonarismo. Para ele, o fortalecimento da esquerda passa pela mobilização social e por uma agenda política clara, não pelo endosso a figuras como o ministro Alexandre de Moraes. “A esquerda não vai se fortalecer com o discurso 'Xandão é nosso herói'. Que a Justiça desça seu punho de ferro contra o bolsonarismo. Isso não está funcionando”, afirmou.
Altman comentou o impacto das manifestações bolsonaristas realizadas no país e avaliou que o campo progressista tem sido superado nas ruas. Segundo ele, embora Jair Bolsonaro esteja em prisão domiciliar e as lideranças da extrema direita tenham se ausentado dos atos, os protestos revelaram uma resiliência subestimada do bolsonarismo. “Eles colocaram gente nas ruas. Nós temos que reconhecer isso”, disse. Ele citou números do Observatório da USP, indicando que o protesto bolsonarista em São Paulo reuniu cerca de 37 mil pessoas — três vezes mais do que em junho.
O jornalista afirmou que a estratégia da esquerda, ao priorizar alianças institucionais e apostar em decisões judiciais, tem enfraquecido sua capacidade de mobilização. “A esquerda caiu numa armadilha desde 2022, que é a armadilha da despolarização, do frente-amplismo, da ideia de que se costura tudo por cima por um acordo amplo de forças heterogêneas que isole o bolsonarismo na institucionalidade”, criticou.
Para ele, esse caminho precisa ser substituído por uma disputa política direta. “O que funciona é a defesa da soberania nacional. O que funciona é a defesa da justiça tributária. O que funciona é a polarização contra o bolsonarismo no terreno da política”, pontuou.
Altman reforçou que a atuação do STF, mesmo com decisões importantes, como a prisão domiciliar de Bolsonaro, não pode ser vista como solução para derrotar a extrema direita. “A Justiça não é o que resolve. Claro que eles têm que ser processados, condenados, eventualmente presos pelos crimes golpistas que cometeram. Agora, isso não será a solução política do país. A solução política do país é a esquerda recuperar musculatura.”
Ao final da entrevista, Altman reiterou a necessidade de que os movimentos de esquerda ampliem sua presença nas ruas, apostando em pautas de impacto popular. “O povo tem que entender que defender a soberania é defender mais comida na mesa, é defender mais emprego, é defender melhores salários, é defender melhor saúde, é defender melhor educação.” Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: