Tarifaço dos EUA já ajuda a frear inflação no Brasil
Alta de tarifas americanas redireciona produtos ao mercado interno e contribui para IPCA abaixo do esperado em julho
247 - A inflação brasileira ficou em 0,26% em julho, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (12), abaixo das estimativas do mercado, que giravam em torno de 0,36%. Além da queda nos preços de alimentos, a atual crise comercial com os Estados Unidos é apontada por economistas como um dos fatores que ajudam a conter a inflação no país. As informações são do jornal O Globo.
O impacto vem da alta das tarifas de importação aplicadas pelos Estados Unidos, que está forçando exportadores brasileiros a direcionar parte da produção ao mercado interno, aumentando a oferta e, consequentemente, aliviando a pressão sobre os preços domésticos.
Outro reflexo da turbulência internacional é o comportamento do dólar, que tem operado em queda, contribuindo para reduzir o custo de produtos importados. Esse conjunto de fatores tem levado economistas a rever para baixo as projeções da inflação para o ano.
Em julho, os alimentos registraram deflação de 0,27%, sendo o segundo mês consecutivo de queda nesse grupo. A alimentação no domicílio caiu 0,69%, com destaque para a batata-inglesa, que teve queda expressiva de 20% no mês.
Apesar disso, o principal impacto de alta no acumulado do ano continua sendo a energia elétrica residencial, que subiu 10,18% entre janeiro e julho. Esse item responde sozinho por 0,39 ponto percentual dos 3,26% acumulados pelo IPCA em 2025.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: