Real lidera valorização global mesmo após tarifaço de Donald Trump
Moeda brasileira subiu 3,7% frente ao dólar no último mês, superando desempenho de economias como África do Sul, Hungria e Chile
247 - Apesar do impacto do chamado “tarifaço” imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 9 de julho, o real registrou o melhor desempenho entre as principais moedas do mundo nos últimos 30 dias. A informação foi publicada por Lauro Jardim, do jornal O Globo.
O aumento das tarifas comerciais pelos EUA colocou o Brasil no topo da lista dos países mais tarifados do planeta. Ainda assim, entre 13 de julho e 13 de agosto, a moeda brasileira se valorizou 3,7% frente ao dólar. O resultado supera a alta de 1,8% do rand sul-africano, de 1,3% do florim húngaro e de 1,2% do peso chileno, que completam as primeiras posições do ranking.
Segundo a mesma apuração, apenas essas três moedas, além da libra esterlina (+0,5%), do peso mexicano (+0,8%), do zloty polonês (+0,1%) e do euro (+0,1%), apresentaram valorização no período — sendo que, no caso dessas últimas, a alta foi pouco acima de zero.
O levantamento do Banco Central também analisou o desempenho de curto prazo. Mesmo considerando apenas os últimos cinco dias da amostra, o real manteve-se como a moeda mais valorizada. No mesmo intervalo, a moeda argentina recuou 3% e a rúpia indiana caiu 2%.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Vote agora no Brasil 247 no iBest 2025
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: